Na semana passada, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) recebeu duas turmas de universitários de Sistemas de Informação em visitas técnicas à sua sede, em Curitiba. Na quinta-feira (18), mais de 30 alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de São Bento do Sul (SC), estiveram no Instituto. Já na sexta-feira (19), cerca de 40 acadêmicos da Uniuv, de União da Vitória (PR), participaram da atividade.
As agendas tiveram como objetivo aproximar os estudantes do universo da tecnologia aplicada à gestão pública. Para isso, eles acompanharam apresentações conduzidas por colaboradores do ICI, que mostraram o papel da instituição no desenvolvimento de soluções inteligentes para municípios em diversas áreas, como educação, segurança pública, manutenção urbana, entre outras.
A programação contou com uma exposição institucional da Assessoria de Desenvolvimento de Novos Mercados e, em seguida, o coordenador de Projetos Alysson Arcas compartilhou sua trajetória acadêmica e profissional, reforçando como a formação na área pode abrir oportunidades de impacto social por meio da tecnologia.
Já a área de Desenvolvimento Humano Organizacional apresentou as trilhas de carreira e os processos de recrutamento e seleção. O momento também serviu para transmitir dicas práticas sobre o ingresso no mercado de trabalho.
O professor Nilson Modro, da UDESC, elogiou a iniciativa e a receptividade da equipe do Instituto: “A visita técnica foi excelente. Ao longo da explicação sobre história, atuação do ICI e as diferentes trilhas profissionais, especialmente a de tecnologia, pude perceber um brilho nos olhos dos meus alunos.”
As turmas também participaram de um tour pelas instalações, conhecendo de perto o funcionamento do data center e da Central 156 Curitiba. O momento foi marcado por troca de experiências e pela oportunidade de esclarecer dúvidas diretamente com os responsáveis de cada setor.
Para os estudantes, a experiência trouxe um novo olhar em relação à trajetória acadêmica e profissional. É o que afirma Lucy Daiko, do 3º ano de Sistemas de Informação da Uniuv: “Acho que vivências assim são importantes para a formação, porque ligam o que aprendemos na sala de aula com a prática do dia a dia, dando mais visão de um possível futuro profissional.”
O aluno Eduardo Giazzoni, também do 3º ano, completa: “A visita ao ICI foi uma chance de perceber que nossa área de atuação não se limita apenas a soluções empresariais, mas também pode contribuir para transformar a vida de muitas pessoas, mostrando como a tecnologia é aplicada no dia a dia para fortalecer a gestão pública.”