Ir para conteúdo
Voltar
Os totens estão distribuídos em 71 locais da cidade

   Os totens multimídia que a Prefeitura de Curitiba coloca à disposição dos cidadãos em 69 locais de grande movimento, como terminais de ônibus, praças e Ruas da Cidadania, tiveram 3.573.699 acessos em 2007. Os totens são peças do mobiliário urbano da cidade, equipados com terminais de computador acionados por toques na tela. Com a ponta dos dedos, o público tem acesso instantâneo aos endereços dos postos de saúde, telefones úteis, notícias da administração municipal, resultado de concursos públicos, consulta de e-mail e do andamento de solicitações protocoladas na Prefeitura, entre outros serviços. "É mais um equipamento que facilita o acesso à informação e aproxima a comunidade do poder público", diz o prefeito Beto Richa.

   Informações sobre turismo na cidade e as tabelas de horários de ônibus foram os dois serviços mais acessados em 2007. O serviço de turismo teve 926.884 acessos. As tabelas de horários de ônibus tiveram 862.913 consultas.

   O serviço de turismo tem os endereços e atrações dos pontos turísticos e as listas de hotéis e restaurantes da cidade. O segundo serviço mais procurado é tipicamente curitibano: a consulta aos horários dos ônibus da Rede Integrada de Transporte. Como a maioria dos equipamentos fica em terminais e praças com vários pontos de ônibus, o passageiro aproveita para conferir o horário das conexões e escolher a melhor linha para cada deslocamento.

   O terceiro serviço mais acessado foi o da caixa postal eletrônica, com 670.424 acessos. Com os totens, a Prefeitura oferece à população a possibilidade de ter uma conta gratuita de correio eletrônico. O portal Cidade do Conhecimento, gerenciado pela Secretaria Municipal da Educação, permite que os cadastrados no portal possam criar, consultar e enviar seus e-mails sem ter um computador, pois o portal pode ser acessado nos totens.

   Para obter uma conta de correio eletrônico no portal, basta entrar na página da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br), acessar Secretaria da Educação e entrar no portal Cidade do Conhecimento. No cadastro, o cidadão preenche os dados pessoais e cria um login e uma senha, que serão usados para acessar áreas restritas do portal (sala de bate-papo, classificados) e para acessar o e-mail. O cadastro também pode ser feito diretamente pelo portal (www.cidadedoconhecimento.org.br). Outras opções de acesso gratuito à conta são os computadores dos Faróis do Saber e das escolas municipais que participam do programa Comunidade Escola nos fins de semana. "Com os totens, a internet e o telefone 156, a Prefeitura tem um sistema de informação completo para atender com eficácia e rapidez aos cidadãos", diz o secretário municipal da Administração, José Richa Filho.

   Usuários não familiarizados com a informática contam com a orientação de monitores (são 136, divididos em dois turnos) em horário comercial. Os monitores são jovens cadastrados pela Fundação de Ação Social que recebem treinamento do Instituto Curitiba de Informática (ICI). O Instituto desenvolveu os sistemas dos totens, implantados pela Secretaria da Administração.

   "A iniciativa do prefeito Beto Richa, de colocar a informação pública por meio eletrônico à disposição de todos, revela-se um notável avanço no programa de inclusão digital da Prefeitura. O totem é uma solução de governo eletrônico que aproxima o cidadão e a Prefeitura com simplicidade e eficiência", diz o diretor-presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Jacson Carvalho Leite. São dois modelos de totens, um para ambiente externo e outro interno. Todos têm tela que pode ser acionada com o toque dos dedos, semelhante às usadas nos caixas eletrônicos de bancos.

Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: SMCS/ICI

Como podemos
transformar sua
cidade?

Fale com nossos especialistas.