Ir para conteúdo
Voltar
Em seu último dia de trabalho, Christian (camisa branca) recebeu homenagens e o reconhecimento da sua equipe

Nesta quinta-feira (31), o coordenador de Processos em Saúde do ICI, Christian Nadas, foi surpreendido pelos colegas com a comemoração da sua aposentadoria. Em seu último dia de trabalho, Christian recebeu homenagens e o reconhecimento da sua equipe e de colegas das demais áreas do Instituto, além da secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, e outros representantes da Prefeitura de Curitiba.

“Foram 40 anos de trabalho e contribuição ao INSS. A hora de parar é agora, enquanto tenho saúde para aproveitar”, diz o futuro aposentado. Dessa trajetória, 19 anos foram dedicados ao sistema informatizado de Saúde da Prefeitura de Curitiba, criado pelo ICI em 1999 e remodelado em 2012.

O diretor-presidente do ICI, Alexandre Gedanken, agradeceu pelo tempo que Christian dedicou ao Instituto, destacando o quão positivo é fazer parte deste momento da vida profissional do coordenador.

Christian tornou-se uma referência, inclusive é tido como “o cara da vacina”. “É quem mais entende desse tema, aqui em Curitiba, no Brasil, talvez no mundo”, exagera o gerente Jefferson Vachowicz. Brincadeiras à parte, esse conhecimento fez a diferença no momento que Christian considera o mais desafiador de toda a carreira: a pandemia da Covid-19. “Foi complicado. As regras do Ministério da Saúde mudavam todo o tempo, e precisávamos deixar o sistema apto a funcionar de acordo com essas regras”, lembra. “Foi aí que o app acabou ganhando relevância e realmente se tornou muito importante, fazendo a diferença.”

Durante a comemoração, o coordenador demonstrou seu orgulho e contentamento com o reconhecimento recebido. “O nosso serviço, a solução da Saúde, é um sistema que não pode parar. Nós trabalhamos 24 horas, sete dias da semana, 365 dias no ano, 366 às vezes. Eu tenho muito orgulho de tudo o que fiz e ficarei disponível para todos, qualquer pessoa que precisar de algum auxílio meu, pode entrar em contato que vou atender com o maior prazer”, comenta Christian. “Isso enquanto eu ainda lembrar como funciona o sistema, porque ele está sempre evoluindo”, diverte-se o coordenador.

Parceria virtuosa

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas, ficou emocionada com a celebração. São dois anos e meio nesta função, mas 36 na prefeitura. Ela acompanhou o início da informatização em Curitiba, em 1986, depois a entrada do prontuário eletrônico em 1999, até o sistema atual. Além disso, Beatriz é esposa de Christian.

“É muita emoção, estou muito emocionada”, diz a secretária. “Além de o ICI ser uma empresa boa, que acolhe o trabalhador, cuida das pessoas, ainda tem todo o trabalho desenvolvido nesses anos. A equipe que atende o contrato com a Saúde é muito comprometida e dedicada. Temos um ciclo virtuoso: as melhorias do Sistema Único de Saúde trazem melhorias para o sistema informatizado, e as melhorias do sistema informatizado também contribuem com o SUS”, comenta.

Quem também deu vazão à emoção foi Hugo Jean Camargo Martins, colega de equipe e amigo de Christian. “É até difícil dizer algo neste momento, pois estamos falando de uma pessoa íntegra, idônea, um exemplo a ser seguido”, declara. “O Christian é realmente uma pessoa muito especial, que nunca viu as coisas como problema, sempre buscava encontrar uma solução, tem paciência para ensinar. Trabalhamos 10 anos juntos e muita coisa dele eu trouxe para a minha vida, temos os mesmos ideais, ele é e continuará sendo uma referência pessoal e profissional para mim.”

Como podemos
transformar sua
cidade?

Fale com nossos especialistas.