Ir para conteúdo
Voltar

   Representantes da Prefeitura de São Paulo estão em Curitiba, desde a manhã de quarta-feira (08), para conhecer as soluções de governo eletrônico utilizadas pela capital paranaense. Uma de suas principais referências é o Instituto Curitiba de Informática (ICI), onde eles conhecem de perto os sistemas de informação desenvolvidos para a Prefeitura de Curitiba.

   O diretor-presidente do ICI, Jacson Carvalho Leite, recebeu a assessora da Coordenadoria de Governo Eletrônico e da Gestão da Informação, Roberta Belém Cataldi, e a gerente de atendimento da Central 156 de São Paulo, Renata Veiga, ambas da Secretaria Municipal de Gestão. Da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do município de São Paulo (Prodam), vieram o gerente de relacionamento Ricardo Leite Ottati e o especialista em governo eletrônico Eduardo Amaro Bueno.

   Segundo Ottati, o objetivo da visita é conhecer o funcionamento da Central 156 do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac). "Nosso foco é o 156, mas chegando aqui vimos que há várias outras coisas que podem nos ajudar", afirma o gerente de relacionamento. "A intenção é analisar tudo o que pode ser adaptável para o município de São Paulo", diz Eduardo Amaro Bueno.

   Foram apresentadas também a Central de Relacionamento Municipal, os trabalhos desenvolvidos pela Coordenação de Relacionamento do ICI e as soluções desenvolvidas na área de georreferenciamento.

   "Queremos conhecer o que existe e funciona aqui, e fazer esse intercâmbio de idéias é enriquecedor", afirma Ottati. Para ele, "é muito gratificante ouvir a apresentação do diretor presidente". "Dá pra sentir que o Jacson fala de algo que entende, gosta e vive no seu dia-a-dia. Não é só conhecimento técnico, há uma grande troca em relação à experiência de vida."
Além das apresentações assistidas no Instituto, os representantes da Prefeitura de São Paulo conheceram também a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Administração.

   As visitas se encerram no Arquivo Público Municipal, onde também há interesse de se conhecer as soluções desenvolvidas e utilizadas na manutenção do acervo. Ricardo Ottati conta que foi iniciado um projeto em São Paulo para digitação das fichas de localização de processos. Segundo ele, são mais de 7 milhões de processos em arquivo.

   Para Ottati, "o curitibano é um povo culto, instruído, que sabe dar valor à informação". A partir da visita à cidade e ao ICI, o gerente afirma que irão estudar uma possibilidade de parceria entre São Paulo e o Instituto, visando à melhoria na prestação de serviços ao cidadão paulistano.

Autor: Assessoria de Comunicação Fonte: ICI

Como podemos
transformar sua
cidade?

Fale com nossos especialistas.