Ir para conteúdo
Voltar
Ação desenvolvida pelo ICI permite que cidadãos acessem os serviços municipais com o mesmo login do cadastro federal

O e-Cidadão, sistema de cadastro único da Prefeitura de Curitiba, agora conta com uma nova facilidade: a integração com o portal GOV.BR. A novidade entrou em funcionamento este mês e está disponível aos cidadãos que utilizam os serviços municipais. A atualização traz uma nova opção de autenticação para os usuários. 

Até então, o acesso aos diversos sistemas da Prefeitura de Curitiba pelo e-Cidadão era realizado exclusivamente por meio de CPF e senha, certificados digitais tradicionais ou em nuvem. A partir de agora, o login também pode ser realizado utilizando as credenciais do portal GOV.BR. Essa nova funcionalidade, desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI),  facilita o acesso àqueles que já utilizam a plataforma do governo federal, promovendo maior comodidade e simplificação no uso dos serviços municipais.

“A adoção das credenciais do GOV.BR representa um importante avanço na unificação de acessos e na integração entre os sistemas municipais e federais”, conta o coordenador de Projetos do ICI , Eduardo Ordine. “Além da facilidade de uso, a integração contribui para o aprimoramento da segurança e da confiabilidade das informações”, completa.

O GOV.BR atribui diferentes níveis a cada conta, que refletem a forma como a conta é criada ou validada. As categorias mais elevadas são ouro, prata e bronze. Tais níveis variam conforme a segurança, tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e as transações digitais que podem ser realizadas. Com isso, contas ouro e prata passam a atribuir, respectivamente, os níveis 5 e 4 de confiabilidade dentro do e-Cidadão. Isso reforça a qualidade dos dados utilizados pelos serviços públicos municipais.

Essa melhoria é complementada por outras integrações relevantes, como o acesso à base de dados da Receita Federal e a verificação de identidade por meio de validação facial, via integração com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Sendo assim, os recentes avanços tornam o ambiente digital da Prefeitura de Curitiba mais seguro, eficiente e alinhado às diretrizes da transformação digital no setor público.

“Curitiba mostra como a tecnologia pode tornar a gestão pública mais eficiente e próxima do cidadão. A integração do e-Cidadão com o GOV.BR viabilizou a operação entre plataformas, desburocratizando serviços, garantindo a segurança dos dados e fortalecendo políticas públicas mais justas — um passo concreto rumo ao conceito de Smart City”, explica Elziane Cazura Xavier, servidora da Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati).

Como podemos
transformar sua
cidade?

Fale com nossos especialistas.