Ir para conteúdo
Voltar

Notícias

SIPAT debate saúde mental e rotina na tecnologia no ICI

A programação reuniu colaboradores em uma semana dedicada à saúde mental, qualidade de vida e integração

Entre os dias 11 e 15 de maio, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) realizou a 22ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa). Ao longo da semana, os colaboradores participaram de ações voltadas à saúde mental, qualidade de vida, segurança psicológica e bem-estar no ambiente de trabalho.

A edição deste ano foi marcada por momentos de integração, troca de experiências e reflexão sobre temas cada vez mais presentes na rotina da tecnologia, fortalecendo também as discussões relacionadas às novas diretrizes da NR-01 ligadas ao cuidado com as pessoas no ambiente corporativo. 

A programação contou com palestras, atividades interativas, falas conduzidas por profissionais convidados e peças de teatro com a equipe do Ateliê Teatro, que estiveram presente ao longo da semana com apresentações sobre alta carga cognitiva, segurança psicológica, diversidade, respeito, ergonomia digital e os impactos da rotina intensa da TI no bem-estar físico e emocional.

Para o técnico em Segurança do Trabalho e um dos organizadores da SIPAT, Gabriel Kennedy de Oliveira, a semana cumpriu o papel de conscientização e conexão entre as pessoas. 

“Pensamos em trazer algo diferente para a SIPAT: uma nova proposta, com novidades como as peças teatrais e a participação de especialistas em saúde, oferecendo uma abordagem mais leve, com o objetivo de conscientizar e engajar os colaboradores. No final, muitos elogiaram a programação, que foi um sucesso. Ficamos felizes em ver os colaboradores interagindo e participando das ações”, destaca ele.

Temas atuais para um ambiente de trabalho mais saudável

Entre as palestras, foram realizados encontros sobre alimentação e produtividade com a nutricionista Luana Bellon; medicina integrativa e novas formas de cuidado com o Dr. Endrigo Prevedello; além da palestra do oftalmologista Dr. Geraldo Canto sobre saúde ocular e uso excessivo de telas.

Além dos conteúdos apresentados, a SIPAT abriu espaço para momentos de pausa e descontração, com aulas de ginásticas laborais, sessões de massagem e quiropraxia ao longo da semana. A proposta reforçou a importância de construir ambientes mais saudáveis, acolhedores e colaborativos, especialmente em rotinas intensas como as da área de tecnologia.

Para o atendente da Central 156, Rogério Victor Ferreira, a forma leve e interativa com que os temas foram abordados fez diferença na experiência de quem participou: “Os palestrantes, atuando como atores, conseguiram interagir de maneira divertida com o público, facilitando a compreensão dos temas e promovendo participação ativa. Dou nota máxima aos organizadores”.

 

Como podemos
transformar sua
cidade?

Fale com nossos especialistas.