Foi inaugurada na manhã de quinta-feira (29), aniversário de 314 anos de Curitiba, a Rádio Prefeitura, da Secretaria Municipal da Comunicação Social. O projeto é resultado de mais uma parceria entre a secretaria e o Instituto Curitiba de Informática (ICI). O ICI é responsável pela infra-estrutura do projeto. A Rádio Prefeitura está disponível em http://www.curitiba.pr.gov.br
Os primeiros entrevistados pela editora Evelise Barone e pelo editor-adjunto Túlio Bandeira foram o presidente do ICI, Jacson Carvalho Leite, e o assessor técnico de Informações da Prefeitura, Luiz Fernando Ortolani.
A rádio é uma ferramenta de forte penetração popular, que garantirá maior aproximação do Poder Público com a população. Toda a rede lógica, elétrica, estrutura física do ambiente e equipamentos de áudio e informática estão sob a responsabilidade do Instituto.
A Rádio conta com quatro salas: três estúdios (do ar, de gravação e de produção) e um ambiente para equipe de apoio. Os estúdios são climatizados e há revestimento no forro e nas paredes para manter isolamento acústico.
No estúdio do ar há um computador para software de automação de estúdio e dois monitores LCD 17". Na produção, computador para controle de gravação.
A transmissão é realizada a partir da emissora da Rádio na SMCS. As informações são enviadas em tempo real ao Servidor de Streaming, instalado fisicamente no Datacenter do ICI.
Esse servidor está conectado à rede Corporativa da PMC, garantindo as entradas de dados, segurança de acesso, decodificação e disponibilização através do site da Prefeitura.
O acesso às transmissões poderá ser realizado em tempo real, de qualquer computador da rede Corporativa, ou com acesso a internet, desde que instalado um plug-in de áudio.
Na foto, da esquerda para a direita: jornalista Túlio Bandeira, editor-adjunto da Rádio Prefeitura; Jacson Carvalho Leite, diretor-presidente do ICI; Luiz Fernando Ortolani, assessor técnico de Informações da Prefeitura e Evelise Barone, editora-chefe da Rádio. Ao fundo, Pablo Morbis, administrador regional do Boqueirão e coronel Itamar dos Santos, secretário municipal da Defesa Social.
Autor:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
ICI