Na quarta-feira (02), o assessor de Desenvolvimento de Novos Mercados do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Marcus von Borstel, esteve em Aracaju (SE) para apresentar as tecnologias desenvolvidas pelo Instituto ao secretário-chefe da Controladoria-Geral do Município (CGM), Paulo Márcio Cruz. A visita, que faz parte da estratégia do ICI de ampliar o alcance de suas soluções, também contou com a presença do presidente do Instituto de Inovação de Sergipe (Inovase), Roger Barros.
Durante a reunião, Marcus destacou o potencial de transformação digital por meio de ferramentas como o Prefeitura Atende, a Ouvidoria Digital e o Cidade App — soluções que centralizam e facilitam o relacionamento entre a gestão pública e o cidadão. “Cidade inteligente é aquela que oferece serviços públicos na palma da mão, promovendo agilidade, eficiência e transparência no atendimento à população”, afirmou.
A aproximação com a Prefeitura de Aracaju teve início durante a participação do município no Smart City Curitiba 2025, evento que apresentou cases de sucesso do ICI na área de inovação e inteligência urbana. Na ocasião, o secretário-chefe da CGM, Paulo Márcio Cruz, vislumbrou a possibilidade de desenvolver uma solução específica para o controle interno da administração municipal.
“Nós apresentamos nossas principais demandas e manteremos o contato permanente com o ICI. Existe a possibilidade concreta de firmarmos uma parceria para a construção de uma ferramenta moderna, que facilite não apenas os processos internos da Controladoria, mas também o contato com a população”, destacou o secretário.
Já o presidente do Inovase, Roger Barros, ressaltou o potencial da cooperação entre as instituições. “A parceria com a Prefeitura, o ICI e o Inovase pode gerar resultados muito positivos. Nosso objetivo é trazer para Aracaju experiências bem-sucedidas, como as implementadas em Curitiba, que hoje é referência nacional em inovação e inteligência urbana”, afirmou.
*Com informações da Ascom/CGM