O programa Armazéns da Família, da Prefeitura de Curitiba, conquistou na noite de quinta-feira, em São Paulo, o 10.° Prêmio Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos. A premiação de Melhores Práticas faz parte do 13.° Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip).
O case "A alimentação como um direito do cidadão - A revitalização do Programa Armazéns da Família", da Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab), venceu na categoria Iniciativa de Sucesso. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Curitiba de Informática (ICI), principal parceiro da Prefeitura na área de informática aplicada à gestão pública.
O Conip recebeu este ano a inscrição de 153 trabalhos, de governos municipais e estaduais. Destes, 23 se classificaram, 18 na modalidade Iniciativa de Sucesso e cinco em Projeto. A seleção dos trabalhos é realizada pelo Comitê Gestor e pelo Conselho Consultivo do Conip, formado por representantes de órgãos públicos, fundações e entidades da sociedade civil. O Comitê e o Conselho avaliam dados como a abrangência e utilidade pública do projeto, além do desempenho da aplicação.
"A premiação é um reconhecimento à qualidade da parceria entre a Prefeitura e o ICI", disse o presidente do Instituto, Jacson Carvalho Leite. "A administração do prefeito Beto Richa tem demonstrado, nesta e em outras ocasiões, que a eficiência da gestão pública se constrói também num programa de governo eletrônico eficiente."
O programa Armazéns da Família, da Secretaria Municipal do Abastecimento, está em funcionamento desde 1986. Agora aprimorado, teve reorganizados seus processos internos e ganhou uma ferramenta informatizada para apoio de seus gestores. Trata-se do Sismab, sistema desenvolvido pelo ICI, por meio do qual a operacionalização tornou-se mais ágil e os recursos disponíveis, otimizados.
O Sismab permite que o critério salarial seja obedecido à risca, garantindo o objetivo social dos Armazéns e coibindo abusos. O sistema faz a gestão completa do programa: cadastro dos clientes, manutenção das vendas, controle de estoque central e de cada uma das lojas, volume de produtos comercializados, além do saldo disponível para as compras do usuário.
Os preços praticados nas lojas só são possíveis graças à modernização do programa. O Sismab fez com que se reduzissem os custos operacionais e o programa fosse efetivamente gerenciado. Identificar os clientes no momento da compra, respeitando a renda máxima permitida e as cotas de consumo estabelecidas, garante que os usuários tenham seus direitos respeitados e permite que o programa continue existindo.
O programa da Prefeitura foi apresentado pelo assessor técnico de informações Leomar de Andrade e por Lia Nara Paludo, gerente de planejamento da Smab. Do Instituto Curitiba de Informática, acompanharam a apresentação o diretor presidente Jacson Carvalho Leite, o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, Pedro de Jesus Monçores, e o programador do Sismab, Ricardo Ohlsen Roth.
Autor:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
ICI