Na última quinta-feira (02), o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) apresentou à Procuradoria-Geral do Município de Curitiba (PGM) o novo painel de Business Intelligence (BI) desenvolvido especialmente para o órgão. A reunião contou com a presença da Procuradora-Geral Vanessa Volpi, de procuradores do município e de representantes do Instituto.
O novo BI traduz a operação jurídica e administrativa da PGM em informações estratégicas e acessíveis. Por meio de indicadores, painéis dinâmicos e comparativos temporais, é possível acompanhar a carteira de dívida ativa, a evolução das cobranças judiciais e extrajudiciais, a arrecadação de parcelamentos, além da produtividade por unidade e da efetividade das estratégias de cobrança.
Segundo o gerente de Novas Tecnologias do ICI, Robson Meireles, a arquitetura foi pensada para ser funcional e de rápida implementação. “Como já conhecíamos bem as regras de negócio da dívida ativa e os requisitos técnicos, conseguimos modelar as ideias e entregar o BI em um curto espaço de tempo”, destacou.
Simplicidade, integração e transparência
Baseado no Apache Superset, uma solução open source, o sistema traz uma interface intuitiva e visual, permitindo o acesso a informações estratégicas. Entre os benefícios estão o custo zero de licenciamento, a padronização de consultas, a consolidação das fontes de dados e a ampliação da transparência institucional. Os dashboards dinâmicos também fortalecem a tomada de decisão, oferecendo visibilidade em tempo real sobre a performance institucional da PGM.
Para a procuradora-geral Vanessa Volpi, o BI representa um avanço significativo: “O trabalho da Procuradoria não é apenas arrecadatório. Nós buscamos fazer também a gestão da instituição. Esse BI vai ajudar todas as áreas a focarem no que realmente gera retorno para a Procuradoria e, consequentemente, para as políticas públicas do município. Ter essas informações a um clique é uma evolução muito grande”, afirma.
O novo sistema ainda fortalece a integração entre as áreas técnica, jurídica e administrativa. “Impactamos diretamente nas políticas públicas do município, e contar com ferramentas modernas de gestão é essencial para garantir mais transparência e resultados para Curitiba”, completa Vanessa.
Conhecimento de negócio e colaboração
O desenvolvimento da ferramenta contou com integração entre as equipes técnicas do ICI e os procuradores. Para a procuradora Patrícia Ferreira Pomoceno, essa colaboração foi essencial: “A visualização rápida de dados era uma necessidade antiga que agora se concretizou. O dado é essencial para construir estratégias, avaliar resultados e planejar ações futuras de forma eficiente”, reforça.
Além do gerente de Novas Tecnologias, pelo ICI participaram do projeto a Gerência de GRP, liderada por Ana Lemos, e a Coordenação de Sistemas Departamentais, liderada por Felipe Rezende. Com a entrega do BI, a PGM dá um passo importante na consolidação de uma gestão baseada em evidências e voltada à eficiência institucional.