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Servidores da FAS passaram por treinamento para uso da plataforma (Foto: Andre Wormsbecker/FAS)

Entrou em produção neste mês de abril mais uma solução desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) para a gestão pública. Trata-se do ConecteFAS, um sistema disponibilizado para a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, que tem o objetivo de centralizar os mais diversos serviços de assistência social do município em consonância com as políticas nacionais.

“Com empenho e dedicação, nossa equipe conseguiu criar uma plataforma robusta e multifuncional que vai apoiar a FAS no atendimento das várias necessidades da população vulnerável de Curitiba”, conta o coordenador do projeto no ICI, Eduardo Ordine.

Moderna e intuitiva, a ferramenta permite aos profissionais da assistência social a importação de dados do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal, facilitando a gestão de benefícios assistenciais e o atendimento a famílias, grupos e indivíduos em situação de risco na capital paranaense. Também integrada ao e-Cidadão e ao sistema 156, a aplicação torna mais abrangente a base de dados cadastrais e simplifica o processo de comunicação entre os cidadãos e a FAS para o serviço de abordagem social de rua, possibilitando que as solicitações e consultas sejam tratadas de maneira eficiente e transparente eletronicamente.

O sistema ainda conta um módulo de doação, vinculado ao serviço Disque Solidariedade, para cadastro de contribuições da comunidade com a intenção de atender as necessidades imediatas dos mais vulneráveis, com móveis, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, entre outros itens.

Segundo a diretora de Planejamento da FAS, Tatielly Leticia Sloboda Tozo, além de impactar a rotina dos profissionais, que faziam muitos dos registros de atendimentos em papel ou planilhas, a plataforma vai facilitar a gestão da informação. “A viabilização de um ambiente informatizado para as equipes tornará os registros de atendimento muito mais dinâmicos nas unidades e qualificará o monitoramento dos dados pela gestão”, comenta. “Além da agilidade nos atendimentos realizados, o sistema possibilitará uma estrutura mais sólida e completa de informações sobre as famílias e indivíduos em vulnerabilidade e risco social”, diz.

A diretora acrescenta que após a fase de adaptação ao novo modelo de registros e os ajustes sistêmicos necessários, o trabalho social realizado terá um ganho substancial: “Isso possibilitará o planejamento de processos interventivos mais qualificados, fundamentados em dados consistentes e territorializados, mais próximos de como o Sistema Único de Assistência Social foi pensado, o que se refletirá em maior qualidade nos serviços ofertados aos cidadãos e às cidadãs de Curitiba.”

Segundo a diretora, ainda há a intenção de ampliar o projeto com o desenvolvimento de novos módulos para atendimento dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), dos Centros POP, das unidades de acolhimento institucional, entre outros.

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