Quem precisa pedir a transferência ou exumação de restos mortais de pessoas sepultadas em um dos cinco cemitérios municipais de Curitiba já conta com um serviço mais ágil, desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). A novidade permite que os documentos necessários sejam entregues pela internet sem agendamento prévio e sem necessidade de papel.
A análise da documentação cabe à equipe do Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que agora cumpre essa etapa de forma mais rápida e menos burocrática.
“Antes, famílias que não moram em Curitiba ou na Região Metropolitana precisavam vir pessoalmente para fazer a solicitação e, depois que estivesse autorizado, tinham que voltar à capital. Agora o atendimento é concluído em até 48 horas úteis após entrega da documentação online”, destaca o gerente do Departamento de Serviços Especiais, Roygler Hartmann.
O serviço de translado de restos mortais foi objeto de análise pela equipe da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) em parceria com a do Meio Ambiente. Isso porque dentre os serviços da Prefeitura que ainda eram realizados com a necessidade de documentos em papel, o de traslado de restos mortais estava entre os mais pedidos. Só em 2024, foram realizados 743 processos de translado.
A partir da demanda apresentada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o ICI atuou de maneira colaborativa com a Prefeitura de Curitiba para estruturar um fluxo mais eficiente e seguro. Com a expertise da equipe dos Escritórios de Processos e o apoio técnico do time de desenvolvimento, a jornada do serviço foi redesenhada em três etapas: Início, com o preenchimento de dados e pagamento do GRO; Meio, com validações no portal SUP; e Fim, com a autorização final do translado.
Essa solução trouxe ganhos concretos para o cidadão, que agora realiza todo o processo digitalmente, inclusive para casos de translado intramunicipal, intermunicipal e internacional. Também proporcionou avanços significativos para os servidores públicos, que agora analisam documentos e emitem autorizações de forma centralizada e digital, reduzindo tempo, papel e retrabalho.
“Nós percebemos que, diante da grande quantidade de documentos impressos e da necessidade de fazer o pedido de forma presencial, era necessário transformá-lo em um serviço digital. Agora é possível solicitar pela internet e acompanhar seu andamento, com mais conforto e praticidade”, declara Herick Dal Gobbo, integrante da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação da Smati.
Segundo a coordenadora do projeto de Transformação Digital do ICI, Jaqueline Mara Silva, a participação do Instituto foi estratégica para garantir a digitalização completa do processo. “Solicitar o translado de restos mortais é um serviço sensível, que envolve diversas etapas e requer rastreabilidade, agilidade e precisão na gestão das informações”, comenta.
A entrega é um exemplo de como a transformação digital pode ir além da tecnologia, promovendo eficiência operacional e melhorando a experiência do usuário. “Estamos muito orgulhosos de fazer parte dessa evolução ao lado da Prefeitura de Curitiba”, completa Jaqueline.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba