No dia 10 de março, as redes do Instituto das Cidades Inteligentes anunciaram uma nova identidade visual, marcando a primeira grande renovação da marca em seus 26 anos de existência. Mais do que uma simples questão de estética, o gesto reflete um momento estratégico para o Instituto, que busca expandir sua atuação para mais municípios brasileiros.
Sua capacidade de prover soluções de tecnologia da informação para a gestão pública já é comprovada pela atuação com a Prefeitura de Curitiba, município com DNA inovador e que é seu principal cliente. Desta forma, a ação acontece em um contexto no qual a organização busca fortalecer o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a inclusão.
“A ideia de fazer um rebranding no ICI não é nova, mas conseguimos tirá-la do papel. Nossa marca já não transmitia toda a nossa força e potencial, e precisava ser atualizada”, conta o diretor-presidente do ICI, Alexandre Gedanken.
Por ser uma marca tradicional e consolidada no mercado, a renovação da identidade visual do Instituto demandou tempo e muitas pessoas envolvidas. Foram três meses de muito trabalho e estudo.
“Primeiro, contratamos uma agência especializada no assunto. Então, reunimos alguns membros da casa, uns mais antigos e outros mais recentes, para um processo de imersão e autoconhecimento da marca”, explica o diretor-presidente. “Durante esse período, estudamos a maneira como nos vemos, como somos vistos e que imagem que gostaríamos de passar de agora em diante”, completa Gedanken.
O resultado foi enfim revelado neste mês pelas redes sociais, simultaneamente ao lançamento do novo site.
A conexão é o coração da marca
A nova identidade visual está centrada no conceito de conexão, tendo o ICI como local no qual indivíduos unidos pensam em soluções tecnológicas para os municípios, prezando pelo bem-estar de seus habitantes. Essa trilha digital está em cada detalhe da composição, transmitindo a ideia de superar barreiras e construir juntos.

No selo da marca, por exemplo, o conceito ganha vida a partir de três componentes visuais: conexões eletrônicas, simbolizando a transformação de dados e processos em soluções reais para as pessoas; a linha do horizonte, que representa as cidades que crescem, se expandem e se transformam; e a árvore, símbolo que conecta natureza e tecnologia, tradição e futuro, destacando o papel humano, social e sustentável na construção das cidades inteligentes.
O logo: simplicidade que diz tudo
Inspirado no código binário, o novo logotipo fala a língua da tecnologia, traduzindo programação em arte visual. O número 101 vira o “i” e o “c”, um lembrete direto do que o ICI faz: transformar lógica em soluções. As linhas, por sua vez, transmitem a sensação de movimento.

O design sem excessos do logotipo pretende ser claro, eficiente e cheio de significado, tal qual a tecnologia deve ser. Ele declara quem é o ICI e o seu compromisso com a inovação, a tecnologia e o impacto real na vida das pessoas. Ou seja, para além da conexão tecnológica existe uma conexão interpessoal entre quem trabalha no Instituto e quem é atendido por ele.
Tecnologia que conecta cidades e pessoas
Com o lançamento da nova marca, o ICI se posiciona como um parceiro estratégico na criação das cidades do futuro, onde a tecnologia é uma ferramenta que fortalece os laços entre a administração pública e os cidadãos.
Além de moderna, a nova identidade do ICI destaca o valor de uma organização que atua lado a lado com gestores municipais há 26 anos, implementando tecnologias em áreas como saúde, educação e infraestrutura e contribuindo para beneficiar os cidadãos.
“Entendo que nosso trabalho vai além da tecnologia. Queremos democratizar direitos e serviços, garantindo que nossas soluções sejam acessíveis e inclusivas para todos os cidadãos”, afirma o diretor-presidente do ICI. “O fato é que estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado e sinto que agora nossa marca transmite nosso potencial e nossa pegada inovadora e tecnológica”, finaliza Gedanken.