Ir para conteúdo
Voltar

Notícias

ICI entrega novo sistema de Avaliação de Aprendizagem dos Estudantes de Curitiba

Plataforma que automatiza e qualifica o processo avaliativo de toda a rede municipal de ensino (Foto: Isabella Mayer/SECOM)

Já está no ar a mais nova solução do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) para a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba (SME): o AVEC (Avaliação de Aprendizagem dos Estudantes de Curitiba). Trata-se de uma plataforma que automatiza e qualifica o processo avaliativo de toda a rede municipal de ensino, substituindo as antigas planilhas de Excel. A solução, que entrou em funcionamento para gestores no dia 16, também está disponível para os professores nesta segunda-feira (27).

Segundo o gerente de Sistemas do ICI, Vinicius Fagundes, o AVEC representa um marco na gestão educacional da cidade. “A plataforma transformou processos antes manuais e lentos. Agora, é possível acessar informações em tempo real e receber diagnósticos precisos sobre a aprendizagem e o desempenho da rede”, explica.

O novo sistema foi criado para substituir o lançamento manual das avaliações do Ensino Regular e da Educação Integral. Com ele, professores e gestores passam a registrar e acompanhar as informações de forma integrada, com visualização instantânea de pendências e relatórios consolidados.

Além de otimizar o trabalho das escolas, o AVEC amplia a capacidade da SME em planejar e monitorar resultados pedagógicos. A plataforma oferece relatórios, pareceres e indicadores por turma, unidade e núcleo regional, além de fluxos específicos para a Educação Integral — permitindo criar oficinas e indicadores personalizados. O sistema também está integrado ao PIAP-Avaliações, já utilizado em provas institucionais como a Prova Curitiba, garantindo continuidade e padronização dos dados.

Desta forma, a nova solução atende aproximadamente 72 mil estudantes e será utilizada por mais de 8 mil profissionais da educação. O resultado é mais segurança, transparência e agilidade no preenchimento das avaliações, reduzindo o tempo dedicado a tarefas administrativas e permitindo que os educadores se concentrem na prática pedagógica.

De acordo com Vinicius, o projeto foi desenvolvido com foco em usabilidade, segurança da informação e escalabilidade, características que asseguram a sustentabilidade do sistema a longo prazo. “O ICI manteve uma postura colaborativa e comprometida com o propósito público do projeto, reforçando seu papel estratégico como parceiro tecnológico da Prefeitura de Curitiba na transformação digital da cidade”, conclui.

Todos os materiais de apoio relativos ao AVEC estarão disponíveis no Portal da Educação de Curitiba.

Como podemos
transformar sua
cidade?

Fale com nossos especialistas.