No início de maio, a Prefeitura de Curitiba inaugurou um novo Portal de Contratos, desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Com foco em eficiência, transparência e facilidade de uso, a solução é resultado do esforço entre equipe técnica e gestores do módulo no governo municipal.
“Participar do desenvolvimento do novo portal de contratos foi um grande desafio, mas também uma enorme realização. Ver o sistema ganhando forma e saber que ele contribuirá para aprimorar os processos na gestão pública é extremamente gratificante”, celebra a analista de Inteligência de Negócios do ICI, Irene Burko.
Com início em 2022, o projeto foi desenvolvido em três fases principais: gestão de contratos; implementação das funcionalidades jurídicas e financeiras; e gestão de aditivos e apostilamentos. Ao longo desse período, alguns desafios técnicos tiveram que ser superados.
Segundo Irene, as principais dificuldades foram a migração do sistema para tecnologias mais modernas e a substituição do banco de dados. Esse processo exigiu um planejamento minucioso para garantir a integridade e a compatibilidade dos dados. “Foi necessária uma coordenação cuidadosa entre as equipes para assegurar a compatibilidade e a integração entre os sistemas e para que o sistema antigo continuasse em funcionamento sem problemas”, conta.
Superadas essas barreiras, o novo portal passou a oferecer funcionalidades que otimizam a gestão de contratos e aumentam a transparência na administração pública. Entre as principais funções, destacam-se: alertas de prazo; gestão centralizada de contratos, gestão jurídica e financeira; controle de aditivos; anexação de documentos; integração com outros sistemas; autonomia ao gestor; participação de múltiplos órgãos; e acompanhamento e rastreabilidade.
Com isso, o novo portal de Contratos trouxe benefícios para diversos públicos que o utilizam. Para os servidores, por exemplo, a atualização garantiu facilidade no acesso e na gestão das informações contratuais, otimizando o trabalho e reduzindo a burocracia. Os gestores, por sua vez, têm acesso a ferramentas para acompanhamento e controle dos contratos. Tal facilidade é fundamental para tomada de decisões e gerenciamento eficiente dos recursos públicos.
Para o analista de Sistemas de Gestão Pública do ICI, Sandro Votre, a reestruturação da aplicação em um ambiente novo tornou o portal mais rápido e fácil de utilizar, beneficiando mais de 1000 usuários ativos “Essa modernização representa mais um passo na evolução dos módulos do Sistema de Gestão Pública, que concentra serviços essenciais para a administração municipal”, destaca.