Nesta quinta-feira (10), o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) recebeu o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, para a apresentação do Sigmu Cidades (Sistema Integrado de Gestão de Manutenção Urbana). A solução digitaliza e integra os processos relacionados à manutenção urbana, promovendo mais eficiência, agilidade e transparência na administração pública.
Com recursos como georreferenciamento, processos eletrônicos e ordens de serviço digitais, o sistema elimina o uso de papel, otimiza o tempo das equipes em campo e melhora o controle operacional.
“É uma solução inovadora, que automatiza processos, qualifica a gestão e agiliza o tratamento das informações para os departamentos responsáveis”, destacou o diretor-presidente do ICI, Alexandre Gedanken.
A plataforma é composta por três módulos que atuam de forma integrada para qualificar todas as etapas da manutenção urbana. O módulo Fiscalização permite a emissão de autos e notificações digitais com assinatura eletrônica diretamente no local da ocorrência, além de se integrar aos sistemas 156, GTM e SUP.
Já o módulo Zeladoria utiliza visão computacional e sensores embarcados em veículos para detectar automaticamente buracos, falhas no pavimento, problemas de drenagem, arborização e sinalização. Em operação desde 2022 em Curitiba, essa tecnologia já avaliou mais de 1 milhão de quilômetros, identificando mais de 403 mil ativos urbanos.
Complementando o sistema, o módulo Execução possibilita que as ordens de serviço sejam emitidas por aplicativo, com registros fotográficos, geolocalização e marcação de horário, garantindo maior visibilidade e controle das ações realizadas em campo.
Para o prefeito Eduardo Pimentel, a tecnologia é uma ferramenta importante na modernização da gestão municipal. “A manutenção urbana é essencial para a qualidade de vida da população e os distritos funcionam como elo entre a comunidade e a prefeitura. Por isso, investir em soluções tecnológicas que tornem esse processo mais ágil e eficiente é uma prioridade. Queremos avançar cada vez mais”, afirmou.
Entre os principais benefícios do Sigmu Cidades estão a gestão digital de obras, a eliminação de formulários físicos, a agilidade nas ações operacionais e o monitoramento em tempo real de todas as etapas das intervenções.
O secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, também reforçou os ganhos com a digitalização dos serviços públicos. “Estamos substituindo processos físicos por digitais, o que representa um avanço em inteligência, transparência e preservação do meio ambiente. Essa é mais uma iniciativa que promove a sustentabilidade e está alinhada a proposta de uma cidade inteligente”, declarou.
Participações
O evento contou com a presença do superintendente da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), Bruno Martin Batista; do superintendente de Manutenção Urbana, José Hidalgo Neto; e da diretora de Planejamento e Projetos de TI, Luiza Cabel Corteletti, além de servidores da Smati e dos distritos de manutenção urbana.
Representando o ICI, participaram os diretores Alexandre Scolari, Fernando Matesco e Marcelo Prado; a assessora de Relações Institucionais e de Mercado, Vanessa Cantelli; o gerente de Sistemas, Vinicius Fagundes; o coordenador de Sistemas Departamentais, Felipe Rezende; a gestora de Atendimento, Daniele Amaral; e integrantes da equipe técnica responsável pelo desenvolvimento da solução.