Na última sexta-feira (26), Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) recebeu cerca de 40 estudantes do curso de MBA em Cidades Inteligentes, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). O grupo, formado em sua maioria por gestores públicos e técnicos das prefeituras de Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul, participou de uma visita técnica para conhecer de perto soluções desenvolvidas pelo Instituto.
Os convidados foram recepcionados pelo diretor de Infraestrutura e Operações do ICI, Fernando Matesco, que destacou a relação com o município de Curitiba, principal cliente do Instituto. “Hoje somos o principal parceiro tecnológico da Prefeitura de Curitiba. Estimamos que aproximadamente 98% das soluções utilizadas pelo município são desenvolvidas e fornecidas por nós, em um trabalho que envolve também uma ampla gama de serviços”, afirmou.
Na sequência, os visitantes acompanharam uma apresentação institucional conduzida pelo especialista de Negócios do ICI, Flavio dos Santos. Ele detalhou os principais produtos desenvolvidos pela organização, como os sistemas da saúde, Vaga Creche, Prefeitura Atende, eGPJ, Cidade App e Ouvidoria Digital, além de iniciativas em Business Intelligence (BI) e projetos sociais como o Wi-Fi Curitiba.
Após o encontro com representantes do ICI, os participantes ainda assistiram uma apresentação realizada por membros do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Eles compartilharam detalhes sobre projetos de urbanização de Curitiba, com destaque para o Bairro Novo da Caximba.
A visita foi avaliada de forma positiva pelos participantes, que destacaram a oportunidade de trocar experiências e refletir sobre a realidade tecnológica em seus municípios. Para Michel Nassib Fonseca, coordenador de Desenvolvimento da Prefeitura de Joinville, a experiência trouxe aprendizados valiosos: “Como servidor público há mais de 15 anos, posso dizer que um aspecto muito importante do que vi aqui hoje é a perpetuação dos serviços de tecnologia frente à mudança de gestão.”
Já o presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC e curador do MBA, Jean Vogel, agradeceu pela recepção e destacou a atuação do ICI com a Prefeitura de Curitiba: “Acredito que o que coloca a parceria entre Curitiba e o ICI à frente de muitos municípios é a interoperabilidade do sistema, que permite que ele se desenvolva ao longo do tempo.”