Mais um ano chega ao fim, trazendo muito motivos para agradecer e grandes expectativas para 2025. Para comemorar essa ocasião especial, o Instituto das Cidades Inteligentes realizou a tradicional festa de fim de ano no último sábado (14), no restaurante Madalosso. Durante horas de diversão, os quase 500 convidados puderam desfrutar de jantar, sorteio de brindes e pista de dança embalada pela escola de samba Mocidade Azul, banda Nega Fulô e DJ.
Neste término de ciclo, o ICI relembra os principais acontecimentos de 2024.
Mudança na gestão
Em maio, o diretor de Sistemas e Inovação, Alexandre Gedanken, foi nomeado diretor-presidente do ICI.
Inovação e projetos
Algumas das principais ações foram a modernização do Data Center do ICI, o lançamento do projeto de nuvem privada e as soluções de suporte técnico, aplicativo e Central de Atendimento ao Cidadão no 156 de Nova Lima.
Sistemas que já existiam também foram atualizados, como é o caso do app Saúde Já Curitiba, que passou a oferecer resultados de exames laboratoriais; os sistemas Controle de Refeições, SITES e Avalia para a Educação; a sistematização dos serviços de assistência social; a modernização do módulo de respostas de protocolos da Central 156 Curitiba; o aplicativo para agentes de saúde; o portal Curitiba Solidária de estímulo à generosidade; a plataforma para gestão de manutenção urbana e o assistente virtual para Dívida Ativa.
Premiações e reconhecimentos
No início de 2024, a Câmara Municipal de Curitiba reconheceu os serviços prestados pelo ICI, que consistem na customização e melhorias relativas ao Sistema de Gestão Pública (SGP). No meio do ano, a organização recebeu o prêmio Empresa Inspiradora no Connect Week Brasil. Em novembro, o Instituto foi certificado com o Selo Sesi ODS pela quarta vez.
O ICI ainda entrou no Ranking GPTW® das 100 melhores empresas para se trabalhar no Paraná, ficando na 65ª colocação entre as médias empresas. Na pesquisa de clima finalizada em dezembro, o Instituto renovou o selo Great Place to Work®, atingindo seu maior índice de confiança dentro da metodologia.
Parcerias
Neste ano, firmou-se um acordo entre o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Prefeitura de Curitiba e o ICI, assinado durante a Smart City Expo Curitiba. A parceria estabeleceu um convênio para modernização do sistema tributário da capital paranaense.
Também foi assinado um acordo de cooperação técnica com a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) de Londrina, visando o desenvolvimento de serviços especializados e de atividades relacionadas à pesquisa e inovação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a gestão pública.
Em setembro, mais uma prefeitura entrou na lista de clientes do Instituto: o município de Matinhos. O novo contrato consiste na implantação e manutenção do Sistema de Gestão de Processos Judiciais Eletrônicos (eGPJ) na cidade do litoral paranaense.
Eventos
Em março, o maior destaque foi a participação na Smart City Expo Curitiba, um dos maiores eventos de cidades inteligentes do Brasil.
O ICI participou ainda de um encontro da Missão OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) no Paraná, promovido na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES). O evento reuniu diversos representantes do poder público do estado e organizações da sociedade civil.
O Instituto também marcou presença em diversos eventos no mês de maio, como o IOT Solutions Congress Brasil, edição brasileira do maior congresso global do segmento de internet das coisas; o Summit Cidades; e a 2ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf).
Em outubro, colaboradores estiveram na oitava edição do RecrutaTech, que abordou temas como carreira, inovação e desenvolvimento de software.
Responsabilidade Social
Em 2024, completou-se dois anos da coleta de lixo eletrônico, resultante da parceria com a Recicle Mais. Além disso, o mês de junho foi marcado pela mobilização em prol das enchentes no Rio Grande do Sul, quando foram entregues diversos itens básicos à Defesa Civil.
O ICI ainda participou da Missão OCDE no Paraná e da websérie sobre sustentabilidade e ESG “SustentAÇÃO”, promovida pela Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (FACOP).
Com isso, a organização reafirmou seu compromisso com as práticas de ESG.
Comemorações
A partir de fevereiro, uma série de ações em prol dos 40 anos da Central 156 movimentaram o setor. Dentre as atividades, houve uma celebração com a equipe, homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara Municipal de Curitiba, palestra sobre experiência do cidadão e práticas no atendimento público, promovida pela Secretaria do Governo Municipal (SGM) e o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), além de painel sobre atendimento ao cidadão com Ozires de Oliveira, gerente de Serviços do ICI, Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, e Yohhan Garcia de Souza, ouvidor-geral do Estado do Paraná.
O Cartão Qualidade, outro serviço desenvolvido e gerido pelo Instituto, comemorou 25 anos de existência este ano.
Visitas técnicas
Na ocasião da Smart City Expo Curitiba, o ICI recebeu comitivas de diversos estados brasileiros e países latino-americanos.Houve outras visitas técnicas à sede Curitiba, como um grupo de prefeitos argentinos e estudantes de ensino médio técnico.