A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, e o presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Jacson Carvalho Leite, apresentaram nesta quarta-feira (30) o novo portal eletrônico da FAS, na internet. O novo portal, desenvolvido em parceria com ICI, passará a divulgar o trabalho social da fundação, os programas e serviços. A cerimônia de lançamento aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui e contou com a participação de autoridades, servidores municipais e lideranças comunitárias.
"O portal eletrônico será porta de entrada para o cidadão conhecer o nosso trabalho e o nosso jeito de atender as pessoas mais vulneráveis, que precisam de apoio, oportunidade ou impulso para melhorar sua autoestima e suas condições de vida na cidade", disse Fernanda Richa. "Será um espaço interativo e pronto para acolher sugestões, esclarecer dúvidas, receber e fornecer informações que possam ajudar a transformar a política social em Curitiba".
A demonstração do site da FAS foi feita pelo coordenador de desenvolvimento de portais do ICI, Stephan Rodrigues Garcia, que apresentou o novo portal e seus recursos. A página
www.fas.curitiba.pr.gov.br traz a missão, os programas sociais, notícias e um serviço de divulgação dos cursos dos Liceus de Ofícios. O novo portal, desenvolvido pela equipe de planejamento da FAS em parceria com o Instituto Curitiba de Informática (ICI), será um importante instrumento de divulgação das ações e de troca de informação entre o poder público e a sociedade civil. "O uso da tecnologia permite ao cidadão contar com uma série de serviços a qualquer momento, sem depender do horário comercial, de segunda a sexta-feira, e sem precisar sair de casa ou do escritório", disse o presidente do ICI, Jacson Carvalho Leite.
Durante o evento oito jovens atendidos pela FAS no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Iguaçu, no Cajuru, foram homenageados pela presidente da FAS, por representarem Curitiba no campeonato Brasileiro de Capoeira. Os jovens - João Otávio Xavier, Poliana Gonçalves Leite, Daniele Gonçalves Garcia, Jéferson Juarez da Silva, Priscila Jeanine Gonçalves Leite, Marilyn Eliza Goltz Ávila, André Teixeira de Souza e Jailson de Souza Miguel. Fernanda entregou aos talentos revelados no CRAS o certificado de reconhecimento público pelo destaque no campeonato e por contribuírem para que o estado alcançasse o terceiro lugar no quadro geral de medalhas.
Participaram do lançamento do Portal da FAS os secretários municipais de Administração, José Richa Filho; da Comunicação Social, Marcelo Cattani; os vereadores Luiz Felipe Braga Côrtes, Mário Celso Cunha e Mara Lima; o superintendente da FAS, Leandro Meller; a assessora da presidência da FAS, Alexandrini Rodrigues; e o administrador da Regional Matriz, Omar Akel.
O portal conta, ainda, com ferramentas de pesquisas, banco de imagens, central de notícias, canais de interatividade e um acesso exclusivo para as pessoas com deficiência visual, destaque também para a divulgação das unidades de atendimento social.
"Tudo foi minuciosamente analisado e revisado, com o intuito de facilitar a compreensão e evitar que o cidadão tenha que se deslocar até uma unidade da FAS para obter mais informações sobre os serviços", explica a diretora de Planejamento da FAS, Letícia Codagnone Raymundo. "A FAS atende uma grande demanda de famílias e entidades parceiras, por isso a criação do portal representa uma nova forma de abordagem, mais rápida e prática, que facilitará a comunicação e permitirá um acesso maior aos serviços", disse Letícia.
A Fundação de Ação Social é uma instituição ligada a Prefeitura de Curitiba, responsável pela política de atendimento social em Curitiba. Nos últimos quatro anos, a FAS transformou o perfil da assistência social, adotando uma gestão moderna, programas voltados à proteção básica das famílias mais necessitadas, da atenção especial aos idosos, crianças e adolescentes, e de geração de emprego e renda. Os cursos de qualificação promovidos pela FAS e a criação dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e de unidades de atendimento, entre outras ações, são referência no país.
"Os bons resultados são um grande estímulo para superarmos os novos desafios. São ações que garantem um atendimento cada vez melhor para a população que mais necessita de programas", diz Fernanda Richa. Programas de sucesso da FAS são desenvolvidos em parceria com outros órgãos municipais, iniciativa privada, ongs e entidades da sociedade organizada. Somente em 2008, foram atendidas aproximadamente 250 mil pessoas.
Autor:
Assessoria de Imprensa da FAS
Fonte:
Assessoria de Imprensa da FAS