Na terça-feira (19), o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) participou de eventos nacionais que abordaram tecnologia, inovação e turismo. Em Curitiba, o diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel, esteve presente na Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes (Fidi), encontro organizado pelo Instituto Cidades do Futuro e pela Fundação Ciudad de La Plata, com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Instituto Municipal de Turismo (IMT).
Ao lado da palestrante Marta Poggi e da assessora técnica da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) da Prefeitura de Curitiba, Carla Cavichiolo Flores, o presidente integrou o painel Tecnologia e Inovação, realizado no Teatro do Memorial de Curitiba.
“Foi uma oportunidade incrível de apresentar o trabalho que está sendo feito em nossa cidade na área de tecnologia da informação e inovação. Falamos como soluções inovadoras contribuem para todas as esferas da administração pública, inclusive o turismo”, disse Pimentel.
O evento reuniu profissionais, empreendedores, instituições privadas e públicas de turismo e tecnologia de todo o mundo, para divulgar experiências e facilitar relacionamentos com referências e tomadores de decisão nas esferas pública e privada.
Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis
Outra iniciativa que contou com a presença do ICI foi o Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis, realizado em Campinas (SP). Promovido pelo Instituto Smart City Business América (ISCBA), o evento reuniu gestores municipais da região, com o objetivo de discutir a aplicação de tecnologias para o desenvolvimento das cidades.
Rogério Mendes Pereira Junior, da Assessoria de Relações Institucionais e de Mercado, representou o Instituto no encontro e apresentou o case de sucesso de Saúde de Curitiba. “Demonstramos como a tecnologia aliada a processos pode gerar um retorno rápido para os cidadãos. Foi uma oportunidade de mostrar aos gestores municipais como podemos apoiar a transformação digital das cidades e proporcionar melhora na qualidade de vida das pessoas”, comentou Rogério.
Ao longo da programação, foram realizados painéis sobre inovação, apresentados casos de sucesso tecnológicos e modelos de contratação de serviços em tecnologia.