Diretores e gerentes assistiram nesta segunda-feira (29) a uma palestra sobre ética e responsabilidade social e empresarial conduzida por Solange Rubio, da Gerência de Mobilização do Instituto Ethos, sediado em São Paulo, ao qual o ICI é filiado. Também participou o chefe de gabinete da Fundação de Ação Social da Prefeitura (FAS), Jakson Mozart Pereira da Silva.
Solange fez um breve relato do Instituto Ethos - hoje presidido por Ricardo Young, da rede Yázigi de escolas de inglês - e defendeu a tese de que responsabilidade social não significa apenas ação social. Para o Ethos, a responsabilidade social e empresarial de uma empresa tem como foco todos os segmentos da sociedade com os quais ela se relaciona.
"A responsabilidade empresarial deve trazer benefícios para o negócio da empresa e também para a sociedade", diz Solange Rubio. Ao salientar a importância da participação de quantas empresas for possível, ela encerrou sua apresentação com a exibição de um trecho do Fantástico, de semanas atrás, em que o ator Matheus Nachtergaele interpreta o poema "Tecendo a Manhã", de João Cabral de Melo Neto, que simboliza os objetivos do Instituto Ethos.
Diz o poema:
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo,
entre todos os galos e se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
Autor:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
ICI