Os estagiários dos Faróis do Saber receberam curso de capacitação nos dias 21, 22 e 25 de fevereiro. Os técnicos do ICI Lucas Dilan da Silva e Márcio Flávio Luiz deram orientações sobre o sistema operacional Linux e os equipamentos de hardware existentes nos Faróis. O curso aconteceu na sede da Gerência do Projeto, no Centro, para 169 estagiários.
A gerente das Bibliotecas e Faróis do Saber, Rosane Carvalho Polli, explica que "o importante é manter a qualidade do serviço disponibilizado". Ela diz que os estagiários recebem a orientação de "tratar o usuário como gostariam de ser tratados". Por isso "é importante a capacitação". "O estagiário tem que conhecer o processo de funcionamento dos Faróis e reconhecer a sua importância dentro dele", afirma Rosane. "O treinamento dado pelos técnicos do ICI é fundamental para que os jovens conheçam as ferramentas de trabalho e saibam como utilizá-las".
O curso trata de assuntos que vão desde o histórico do Linux à abordagem técnica, expondo descritivo dos equipamentos e periféricos, comunicação de dados e características das estações de trabalho. "É bom para os estagiários terem noção do que eles vão encontrar nos Faróis. Quais são os equipamentos e como eles funcionam", afirma Lucas.
Márcio Flávio Luiz diz que o curso também tem como objetivo a resolução de eventuais problemas pelos próprios estagiários. "Há problemas que eles mesmos podem resolver. Evita que o técnico se desloque até um Farol, a máquina fique parada por muito tempo e o usuário deixe de usar para esperar a solução".
Vera Lúcia Castellan tem 16 anos e é estagiária do Farol Emílio de Menezes há dois meses. Ela diz que "o curso ajuda muito no trabalho diário". "Os técnicos nos passam segurança para lidar com o usuário. O treinamento auxilia bastante, principalmente para resolver de forma rápida os pequenos problemas", afirma Vera.
Os computadores disponíveis nos Faróis do Saber utilizam o sistema operacional Linux. O sistema é instalado no HD das estações de trabalho, sendo assim não depende do servidor para conectar-se à internet ou para usar os aplicativos existentes no micro. Os servidores possuem tecnologia LTSP - Linux Terminal Server Project -, que possibilita a utilização do sistema operacional por meio de rede.
Autor:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
ICI