O Instituto Curitiba de Informática (ICI) desenvolveu o Sistema Informatizado de Monitoramento Ambiental (Sima) para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), da Prefeitura de Curitiba. Em funcionamento desde 2004, o sistema registra e monitora todas as ações realizadas pelo setor de pesquisa e monitoramento da Secretaria: desde o protocolo, aberto com a solicitação do munícipe, até a realização do pedido.
O Sima permite aos usuários (técnicos da SMMA) o registro de solicitações e a emissão de relatórios. As solicitações vão desde autorização e licenças ambientais à fiscalização de limpeza pública. As autorizações podem ser para desativação de atividade, execução de aterro, canalização, execução de obras e remoção de vegetação - como poda e corte de árvores.
Os relatórios apresentam solicitações já realizadas e pendentes, bem como as estatísticas por unidade funcional. Um exemplo: identificação da região de Curitiba com os maiores índices de poluição sonora.
Por meio do Sima, os técnicos da SMMA podem visualizar o terreno onde será efetuado o trabalho através da aplicação "Localizador de lotes". Esse localizador traz informações georreferenciadas sobre os terrenos, permitindo a realização de uma análise técnica antes do deslocamento para os mesmos. Outros sistemas estão integrados ao Sima, como o SIAC 156, Logradouros e o GTM (Gestão Tributária Municipal). A maioria das denúncias dos munícipes é feita pelo 156, que as encaminha à SMMA por intermédio do Sima. O cidadão pode ter acesso ao trabalho realizado pela Secretaria a partir do número do protocolo, fornecido no momento do cadastro da solicitação.
O sistema de Logradouros facilita o registro dos solicitantes no Sima, já que traz todas as indicações fiscais do terreno, tanto do solicitante como do local onde será realizado o trabalho da Secretaria.
O GTM vai facilitar o processo que está para ser implantado em julho deste ano: os pedidos de licença de funcionamento via web. Essa integração vai otimizar o processo de emissão de alvarás, pois pela internet o solicitante terá todas as informações sobre vistoria e os pareceres da SMMA, sem precisar se deslocar até um dos núcleos da Secretaria nas nove administrações regionais da Prefeitura.
Autor:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
ICI