O ICI recebeu, nesta segunda-feira (12), a visita de representante da Câmara Municipal de Alfenas (MG). O servidor da área administrativa da Câmara Rafael dos Santos Custódio veio a Curitiba para conhecer o arqDoc, sistema da área de gestão eletrônica de documentos.
Rafael diz que o interesse em conhecer o funcionamento dessa solução surgiu a partir de um trabalho de gestão documental que começou a ser desenvolvido na Câmara em Alfenas.
"Percebemos que muitos documentos estavam sendo perdidos ou danificados", explica Rafael. "Também observamos que nos últimos dois anos houve um aumento considerável na busca desses documentos, por parte dos cidadãos e órgãos públicos". Daí a necessidade, segundo ele, de se criar um projeto para atendimento aos munícipes e arquivamento digital de documentos e processos.
Segundo Rafael, a vinda ao ICI deu-se após várias visitas ao site da Prefeitura Municipal de Curitiba, onde, por meio do noticiário, pôde acompanhar os diversos trabalhos realizados baseados no conceito de governo eletrônico.
"Meu objetivo na Câmara é fazer com que o serviço público funcione, e ele só se justifica quando atende ao cidadão, desde os munícipes aos que trabalham em órgãos públicos", afirma Rafael. "Um trabalho de gestão eletrônica de documentos, além de agilizar e facilitar o acesso ao cidadão, vai conservar o patrimônio histórico do município".
Rafael foi recebido no ICI por Juliane Cruz, da Assessoria de Mercado, e por Juliana Kolb, analista de sistemas que apresentou o arqDoc, aplicativo que faz todo o trabalho de gestão documental eletrônica do Arquivo Público Municipal, da Prefeitura de Curitiba.
O visitante de Minas Gerais acredita que a idéia do arqDoc poderá ser facilmente customizada para a realidade da Câmara Municipal de Alfenas, facilitando a implementação do projeto.
Autor:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
ICI