A Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba (SMU) agora conta com um assistente virtual de obras: o Álvaro. Desenvolvido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), o novo sistema atende à alta demanda de esclarecimentos sobre alvará de obras e temas relacionados, buscando agilizar os atendimentos ao cidadão e o fluxo de trabalho da secretaria.
A solução surgiu como uma alternativa para suprir o grande volume de solicitações recebidas diariamente por e-mail e telefone. Com o Álvaro, a maior parte dessas interações foi automatizada, oferecendo respostas precisas e instantâneas para perguntas frequentes.
Segundo o analista de sistemas da Coordenação de Inovação do ICI, Igor Alberte, tal eficiência se deve à operação em formato chatbot, que poupa tempo de espera para as respostas. “O assistente virtual visa elucidar dúvidas de forma mais rápida e em grande quantidade, já que consegue conversar com várias pessoas ao mesmo tempo” explica.
Por trás desse funcionamento está o Dialogflow CX, uma plataforma da Google que incorpora recursos de Inteligência artificial generativa, permitindo assim que o chatbot possa compreender a linguagem natural humana. Inicialmente, foram cadastradas as questões mais frequentes recebidas pela Secretaria do Urbanismo, com suas respectivas respostas. A ferramenta foi então alimentada com centenas de frases alternativas, para que a IA consiga entregar uma maior assertividade nas respostas.
Dessa maneira, o assistente virtual identifica a intenção do usuário, mesmo quando as perguntas são feitas de maneira diferente das que foram programadas. Esse processo aumenta as chances dos cidadãos esclarecerem suas dúvidas sem precisar recorrer a múltiplos canais de informação.
O desenvolvedor de sistemas da Coordenação de Inovação do ICI, Gustavo Nunes, mostrou-se satisfeito com a entrega. “Foi muito gratificante poder contribuir com um projeto como este. Os cidadãos agora podem tirar suas dúvidas com o Álvaro por meio de seus computadores ou celulares, tendo as respostas na palma da mão em poucos segundos. Assim, o novo assistente virtual ajuda a economizar tempo e agilizar a resolução de problemas”, diz.
O robô Álvaro pode ser acessado pelo site da Prefeitura – na página da Secretaria de Urbanismo. Clique aqui e confira a novidade.
