O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) recebeu, na última quinta-feira (03), uma comitiva de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de sete países da América Latina.
O grupo formado por 47 autoridades, com representantes de cidades da Bolívia, Porto Rico, Costa Rica, Paraguai, Equador, Peru e Uruguai, conheceu as inovações do ICI desenvolvidas para Curitiba.
“Nós fizemos o tour e apresentamos a eles o nosso Data Center e a Central de Atendimento e Informações 156. Percebemos que eles ficaram muito impressionados com tudo que viram”, comenta o especialista de Negócios da Assessoria de Desenvolvimento de Novos Mercados do ICI, Flavio dos Santos.
Além de Flavio, os integrantes da comitiva foram recepcionados pelo diretor de Infraestrutura e Operações, Fernando Matesco; pelo consultor de Parcerias e Mercado, Luís Mário Luchetta; e pelo gerente de Operações, Ozires de Oliveira.
Para a prefeita de Otavalo (Equador), Anabel Hermosa Acosta, a visita ao ICI foi uma excelente experiência: “Nós vamos levar grandes conhecimentos para os nossos municípios. Vemos que toda essa base de dados não somente constata os atendimentos, mas permitem estatísticas reais do que está acontecendo na cidade para tomada de decisões e planejamento por parte das autoridades locais.”
Cidade inteligente
Promovida pela Assessoria de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura de Curitiba, a visita ao Instituto integrou um tour de três dias pela cidade. O objetivo foi proporcionar que os membros da comitiva pudessem conferir os programas e projetos de mobilidade, transporte público, sustentabilidade, planejamento urbano, tecnologia e inovação desenvolvidos na capital paranaense.
Além do ICI, eles também conheceram o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Centro Histórico, a Fazenda Urbana e Rua da Cidadania do Cajuru, a Urbs, o Mercado Municipal, a Câmara Municipal, os programas de reciclagem, destino correto do lixo e geração de energia limpa da Pirâmide Solar da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, como funciona o Destino Turístico Inteligente (DTI) Curitiba e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
A comitiva da América Latina foi organizada por Christian Alanis Siles, diretor da Agência Continental de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, com sede na Bolívia.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba