O Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) foi um dos grandes destaques do Smart City Expo Curitiba 2025, realizado entre os dias 25 e 27 de março, na Ligga Arena, em Curitiba.
Reconhecido como principal parceiro tecnológico da Prefeitura de Curitiba, o ICI apresentou ao público o Assessor.IA, primeira solução baseada em inteligência artificial voltada diretamente à gestão pública. Desenvolvida para apoiar o prefeito na tomada de decisões estratégicas, a ferramenta foi oficialmente lançada por Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba, durante a cerimônia de abertura do evento.
“É uma aplicação com inteligência artificial que vai me dizer tudo o que acontece na cidade”, afirmou o prefeito.
Na área de exposição, o ICI marcou presença com um estande moderno e interativo, que também celebrou o lançamento de sua nova identidade visual. O espaço recebeu prefeitos, secretários, gestores e visitantes de diversas regiões do Brasil e de outros países, todos interessados em conhecer as soluções tecnológicas voltadas à administração pública.
“Conseguimos apresentar o diferencial do ICI, com uma série de produtos desenvolvidos para atender prefeituras de diferentes portes e necessidades”, destacou o diretor-presidente do Instituto, Alexandre Gedanken.
Além da exposição, o ICI participou ativamente da programação do evento com palestras, entrevistas e apresentações de suas soluções. Uma das novidades foi o lançamento da terceira edição da revista ICI em Foco, que reúne os principais resultados da organização em 2024 e conta com conteúdos que reforçam o papel do ICI na transformação digital da gestão pública.
“Esse foi um evento ímpar. Recebemos muitos visitantes em nosso estande, iniciamos diálogos importantes e temos boas perspectivas de novos negócios. Estamos muito satisfeitos com nossa participação”, completou Gedanken.
Como parte da agenda do evento, o ICI também promoveu a tradicional recepção de comitivas em sua sede. Prefeitos e representantes de Argentina, Rondonópolis (MT), Nova Lima (MG), Blumenau (SC), Aracaju (SE) e Goiás puderam conhecer de perto a estrutura do Instituto e seus serviços, como o Data Center e a central de informações e atendimento ao cidadão 156.