Na última quinta (15), alguns moradores de Curitiba puderam conhecer pessoalmente a Central 156, instalada no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). A visita foi realizada a convite do ICI e em parceria com a Secretaria do Governo Municipal (SGM), sendo destinada a um grupo de cidadãos que aciona o serviço com frequência.
Eles foram recebidos pelo diretor-presidente do ICI, Mauricio Pimentel, o gerente de Operações, Ozires de Oliveira, a coordenadora de Atendimento ao Cidadão, Marilise Gois, além de outros colaboradores da central e representantes da SGM.
Pimentel ressaltou a importância do momento: “É muito bom poder apresentar para as pessoas como o Instituto é por dentro. O ICI e o 156 estão muito felizes em receber vocês.”
O presidente ainda disse que trazer o usuário para dentro das instalações é importante para a avaliação dos serviços. “Duas coisas que eu gostaria de ressaltar são a avaliação externa e a aprovação do usuário. Não se trata do ICI falando de si mesmo. É um processo feito por parte do governo, bastante crítico, mas que ainda assim traz um alto nível de satisfação, além de órgãos externos que certificam a qualidade. Isso tudo nos dá segurança de que estamos no caminho certo.”
Ele acrescenta: “O 156 é um serviço tão complexo que ninguém faria sozinho. Depende de políticas públicas, de decisões tomadas pelo governo vigente, do time da prefeitura, da nossa gente do ICI, que cuida e está lá todos os dias e, por fim, do cidadão que procura e utiliza o serviço.”
Durante a visita, os convidados conheceram um pouco da história, modalidades de atendimento e resultados alcançados, além de conhecer o espaço de operação.
“A importância da Central 156 está diretamente ligada ao conceito de cidadania. Isso significa que se cada curitibano fizer a sua parte, percebendo aquilo que pode ser sugerido para a nossa prefeitura, conseguimos construir uma cidade melhor. Fiquei lisonjeado com o convite, me faltam palavras para elogiar o serviço prestado aqui”, declarou Valério Weber, um dos visitantes.
William Belém, gestor do 156 na SGM, também elogiou a ação: “A central tem um papel fundamental de atender o cidadão, fazendo um elo entre este e a prefeitura. A ação de trazer a população aqui e mostrar os bastidores faz muita diferença para quem utiliza o serviço, pois assim os visitantes atuam como replicadores dessas informações para os demais cidadãos.”