Ir para conteúdo
Voltar
Lançado em 2019, canal já concentra mais de 90% dos contatos recebidos

Com mais de 1,5 milhão de atendimentos registrados apenas no mês de abril, a Central 156 da Prefeitura de Curitiba segue se consolidando como um canal essencial de relacionamento entre o poder público e a população. Operacionalizada pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) desde 1999, a Central apresenta crescimento expressivo na utilização do aplicativo, lançado em 2019, que já concentra mais de 90% dos contatos recebidos.

“O aplicativo 156 tem o objetivo de estar cada vez mais próximo do cidadão, facilitando a sua comunicação com a administração pública. E isso, sem dúvida, está sendo atingido ao longo desses seis anos”, afirma o secretário do Governo, Marcelo Fachinello.

Além de permitir a abertura de solicitações com fotos, o app oferece acompanhamento dos pedidos e acesso a diversas informações de forma prática e acessível. Na Central 156, outros três canais são oferecidos ao cidadão - telefone, chat e portal - com integração completa entre as plataformas.

Segundo o gerente de Operações do ICI, Ozires de Oliveira, a diversificação dos canais de contato do serviço e a ampliação da utilização dos meios digitais representam um avanço significativo na democratização do acesso aos serviços públicos municipais.

“Ao integrar tecnologia, escuta ativa e inteligência de dados, a Central 156 reafirma seu papel essencial no fortalecimento da governança pública e na construção de uma Curitiba mais inclusiva, eficiente e centrada no cidadão", comenta.

De acordo com dados do mês de abril de 2025, a Central 156 – em seus quatro canais – totalizou 1.519.664 atendimentos recebidos. Destes, quase 92% foram pelo aplicativo. O telefone corresponde a 7,47%; o portal, 0,49%; e o chat, 0,30%. Enquanto o número de contatos recebidos pelo aplicativo registra um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior, todos os outros canais tiveram queda.

Para o gestor da Central 156 na Secretaria do Governo Municipal (SGM), Willian Jonderlan, os dados refletem também o perfil do público e suas demandas mais frequentes. “Percebemos pelos números que cada canal tem um perfil mais direcionado de atendimento. O app, por exemplo, é muito utilizado para solicitação de informações. Já o telefone é o mais utilizado quando o cidadão quer fazer o pedido de um serviço”, conta.

Principais demandas em abril

Entre os temas mais recorrentes dos 63.051 pedidos de serviços registrados pela Central 156 em abril, destacam-se: coleta de lixo, trânsito, iluminação pública, abordagem social de rua e árvore. Já as consultas por informações somaram 1.405.859 interações, um aumento de 21,62% em relação a abril de 2024. Todas as cinco principais demandas informativas estiveram relacionadas ao transporte coletivo, incluindo horários e itinerários de ônibus, saldo do cartão transporte, bilhetagem eletrônica e bloqueio de cartões.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

Como podemos
transformar sua
cidade?

Fale com nossos especialistas.